terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Como a Pérsia era organizada ?

O governo Pérsico era estruturado na monarquia até o surgimento de Dario I, quando ele dividiu o Reino em Províncias e colocou sobre elas administradores. Note que no Capítulo 1 de Esther lemos que a Persia tinha 127 províncias. Com os seus sucessores o poder real decaiu, passando o monarca a dividi-lo como os nobres.

O Rei Persa - era chamado "rei dos reis" , residia alternadamente em ecbátana, Susa, Pasárgata e Persépolis, Sua corte era deslumbrante.

Satrapas- eram os governadores de satrapias, eram representantes do rei com poderes para recrutar soldados, praticar justiça, cobrar impostos e realizar obras públicas.

O general - comandava as tropas de ocupação e seu poder contrabalançava com o do sátrapa.

Secretário Real - era o delegado pessoal do rei junto ao sátrapa.

Visão do Rei - eram inspetores reais, que fiscalizavam as satrapias.
Que mais?
Os nobres eram privilegiados, donos de vasta propriedades, exerciam grande influência na direção dos negócios políticos e sobre os camponeses.

Os sacerdotes eram chamados de magos , tinham grande influência social, Não só pela função que desempenhavam mas também pelas suas riquezas e sabedoria.

Os camponeses eram fortes , rústicos, constituíam a maioria da população. Viviam simplesmente como agricultores ou nômades nas planícies e montes da meseta do Irã.

Nenhum comentário: